Mobile First Index – Saiba a importância para o SEO

De acordo com estatísticas, 53% dos usuários deixam um site quando demora mais de 3s para ele carregar.

Agora, os sites de busca dão preferência para sites que estão otimizados para o Mobile First Index.

No Brasil a grande maioria da população acessa a internet através da tela de seus celulares. Como ao redor do mundo o número de acessos vindo de computadores também está caindo comparado com o número de acessos vindo de celulares, o Google e outros sites de busca mudaram suas estratégia para ranquear as páginas que são mostradas em seus sites.

O seu site já fez essa mudança? Você sabe o que é isso? Senão tem a mínima ideia do que isso significa, fique tranquilo, pois esse artigo te explicará tudo o que você precisa saber sobre isso.

O que é Mobile First Index?

A tradução literal desse termo é “mobile primeiro”. Ou seja, a versão principal do site deverá ser considerada para dispositivos móveis como celulares e tablets e não para laptops e computadores de mesa.

Se o seu site não tem uma versão mobile ainda, fique tranquilo, pois ele ainda será indexado e ranqueado segundo a versão desktop, mas se os seus concorrentes já tiverem a versão mobile otimizada, a sua página poderá ficar lá embaixo.

Desde o começo de 2018 o Google vem trabalhando com essa estratégia e o objetivo é que todas as páginas da internet passem por esse processo e tenham uma versão mobile para o seu site.

Então se você ainda não fez isso, ainda dá tempo de começar. Mas não espere muito, pois se os seus concorrentes já fizeram essa mudança, você pode estar perdendo clientes e dinheiro!

Como essa mudança vai afetar o meu site?

Se você já investiu em uma boa estratégia de SEO, um bom design e um bom produto, provavelmente não vai ser afetado por essa mudança de maneira imediata. Pois se as suas páginas carregam de maneira rápida e são de fácil navegação, o google ainda favorecerá a sua página frente aquelas que não são tão boas quanto a sua.

Por isso é sempre bom manter a qualidade do seu site e a rapidez do mesmo em dia. Não é porquê você fez uma atualização no ano passado que isso significa que o seu site continua rápido, você sempre deve verificar se ele é responsivo ou não.

Se você já gostaria de se adiantar e sair na frente dos seus concorrentes, trazemos alguns pontos que você deve considerar como essenciais para executar em seu site:

Páginas Mobile Aceleradas

São a velocidade com que as páginas do seu site carregam. As Páginas de Mobile Aceleradas, também chamadas de AMP’s são muito importantes, pois elas tornam a velocidade de carregamento do seu site mais rápida.

De acordo com estatísticas, 53% dos usuários deixam um site quando demora mais de 3s para ele carregar.

Então se o seu site não é rápido, mesmo que ele apareça primeiro como resultado nos sites de busca, o próprio cliente vai desistir de acessá-lo para tentar buscar a informação, produto ou serviço que precisa em outro lugar.

Verificação com o Search Console

Você pode pode usar o Google Search Console, que é uma ferramenta gratuita, para ter um diagnóstico amplo sobre a velocidade do seu site e pontos que necessitam de melhora.

Ele, integrado a sua estratégia de marketing, pode fazer a maior diferença no resultado final da sua página.

Conteúdos e dados da versão do site Desktop devem estar na versão mobile

Alguns sites possuem uma versão mais enxuta para a versão mobile e uma versão mais completa para a versão desktop.

Com o Mobile First Index, se você faz isso em suas páginas, sua indexação será afetada grandemente, pois as ferramentas de busca saberão que existe perda de conteúdo na versão que deveria ser a sua prioridade.

Fazer um site mobile-friendly

Fazer um site mobile-friendly é uma coisa extremamente básica, mas por ser tão básica decidimos te lembrar da sua importância.

Se você ainda não tem isso, o seu ranqueamento já está sendo afetado negativamente.

O primeiro passo é ter um design responsivo que possa se adaptar a qualquer dispositivo móvel, ou seja, a uma tela diferente.

É preciso ter atenção com relação ao tamanho dos arquivos, suas dimensões e, principalmente, à experiência do usuário.

E agora? Qual é o próximo passo?

A experiência do usuário é o foco central do google, por isso essas mudanças afetarão os resultados mostrados por eles.

Se você ainda não começou a dar os primeiros passos para se adaptar ao Google Mobile First Index, comece o quanto antes, pois você não deve querer perder espaço para a concorrência.

Se você não souber por onde começar, ou precisar de ajuda, nossos profissionais estão prontos para te atender e fazer com que o seu site atenda todas as necessidades do mercado.

Para falar conosco, clique no botão abaixo e logo te auxiliaremos a sair na frente dos seus concorrentes com a melhor estratégia de Mobile First Index do mercado. Atraindo assim mais clientes e gerando mais resultados para o seu negócio!

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