Como as cores podem te ajudar a vender mais

Por Matheus Santana

Você pode até não dar importância, mas as cores sempre tiveram influência na sua vida, direta ou indiretamente. Tão obvio notar isso, que basta lembrar de nossa época de pré-escola onde diferenciar e saber dar nome as cores eram aprendidas ao passo que aprendíamos a ler e a escrever.

A psicologia das cores é a área que estuda a influência das cores no comportamento humano. Entender e saber bem utilizar essa psicologia pode e irá resultar positivamente para sua marca.

Nesse post vou trazer algumas das cores mais utilizadas e seus significados, mas antes disso é importante saber que o uso excessivo de várias cores pode não gerar um resultado positivo e também que determinadas combinações podem já ter um significado comum a todos (como por exemplo: verde e amarelo que logo remeterá a bandeira do Brasil).

  • vermelho: paixão, força, sensualidade, perigo (remete ao fogo);
  • laranja: movimento, criatividade, otimismo, juventude;
  • amarelo: energia, alegria, humor (remete ao sol);
  • verde: equilíbrio, saúde, esperança (remete à natureza);
  • azul: tranquilidade, calma, honestidade (remete à água);
  • roxo: intuição, melancolia;
  • rosa: feminilidade, romantismo, inocência;
  • marrom: estabilidade, solidez, materialismo (remete à terra);
  • cinza: tédio, velhice, respeito;
  • preto: poder, sofisticação, elegância, maldade, morte;
  • branco: pureza, limpeza, paz, respeito.

Abaixo você pode conferir um infográfico feito pelo Viver de Blog, explicando mais detalhadamente sobre como cada cor pode influenciar a mente humana e como as grandes empresas fazem uso excepcional dessa psicologia:


Você pode ver este infográfico completo aqui

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