Como eu faço o BRANDING da minha marca?

Por: Nanda Ibanhes

Primeiramente você precisa entender o que é branding. Brand significa “marca” e o branding é como o público enxerga e sente a sua marca, ou seja o branding não é o que você diz que é, mas “é o que eles dizem que você é” (Marty Neumeier).

Você precisa de uma boa estratégia de branding, porque são diversos os fatores que positivamente ou negativamente influenciam na comunicação da sua marca com o seu público, e você precisa estar atento a isso.

Muitos associam o branding unicamente com a identidade visual! Com certeza, este é um elemento fundamental, porém precisamos enxergar além, existe algo chamado gestão da marca, que engloba inúmeros outros elementos que irão transferir a visão e a emoção que você tem da sua marca para outras pessoas.

O branding envolve o conceito, o design, a comunicação, a linguagem, a imagem,  a criação do conteúdo, a presença digital, o marketing, o networking, a publicidade, as estratégias, o público alvo, o time envolvido na criação e muitos outros elementos!

Todos esses devem estar alinhados com a mensagem que a marca quer transmitir. A estratégia de branding envolve tornar a marca mais conhecida e também fazer com que ela ganhe o primeiro lugar na mente e no coração do público da marca.

Busque transmitir o seu propósito em todos os elementos mencionados acima, porque os detalhes certamente fazem a diferença.

Grandes marcas procuram oferecer uma experiência completa ao cliente ao invés de simplesmente a entrega de um produto ou serviço.

Relevantes empresas pensam no conceito, nas cores, na embalagem, no recebimento do produto, no atendimento.

A retransmissão do propósito e dos valores impressos nos produtos, desperta no consumidor o desejo de possuir aquele produto.

Três exemplos de marcas que entenderam 100% o que é o branding e a sua importância é: a Starbucks, a Nike e a Coca Cola.


No caso da Starbucks, que tem o café como produto principal, este sequer é considerado um dos melhores do mundo pelos especialistas e mesmo assim a marca é um sucesso.

Como é que eles conseguiram isso? O sucesso se deu porque eles vendem a história da marca somada às estratégias de branding que fazem com que pessoas se sintam especiais, descoladas, pertencentes a algo quando bebem o café da Starbucks.

As pessoas tiram uma foto para postar nas redes sociais, devido a conexão que a marca gera! É como se fosse criada uma comunidade onde todos os soubessem e entendessem esse significado.


Você procurar fazer com que as pessoas, de forma espontânea, gerem conteúdo para a sua marca, por isso desenvolva produtos fotografáveis e personalizáveis, de forma que as pessoas queiram publicá-las em suas redes sociais.

Gostaria de deixar uma outra dica, vídeos são ótimas maneiras de transmitir a razão, o propósito, os valores, e isso pode acontecer através da criação de um storytelling!

Conte a história dos seus produtos e serviços, pessoas se conectam a histórias!

Para finalizar, gostaria de dizer que a Expressa Agência acredita na sua marca, na sua empresa e no seu serviço, invista, acredite, expanda :).

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