Instagram inicia teste do fim das curtidas em fotos e vídeos

Apenas os donos dos perfis poderão ver a quantidade de curtidas

Instagram inicia teste do fim das curtidas em fotos e vídeos

California – Aconteceu na tarde desta terça-feira (30), às 14h no horário de Brasília, a F8 (Conferência anual dos desenvolvedores do Facebook). O evento é realizado geralmente para antecipar alguns planos e apostas da empresa para os próximos meses. Quem fez a abertura da conferência foi o próprio dono do Facebook, Mark Zuckerberg.

Logo que subiu ao palco, Zuckerberg deixou claro a sua preocupação e da empresa com a privacidade dos seus usuários. Entretanto, reconheceu que eles não possuem a melhor reputação sobre o assunto “Privacidade”.

Foram anunciadas novidades para o WhatsApp, Facebook, Instagram, Messenger e Oculus. 

Mas um dos assuntos que mais chamou a atenção foi uma mudança que está em fase de testes no Instagram, hoje com mais de 1 bilhão de usuários.

A Grande Mudança

O que muda na Rede Social é o fim das curtidas em fotos e vídeos. Na verdade, o fim vale apenas para o público. Apenas os donos dos perfis poderão vê-las. Com isso, elas irão desaparecer do feed.

A novidade ainda está em fase de testes, mas já está dada como certa, iniciando os testes no Canadá.

A Proposta

Zuckerberg disse que o Instagram quer que os usuários apreciem as fotos e vídeos e que se desapeguem do número de curtidas.

Ele também anunciou outros recursos e medidas para deixar o ambiente na rede social mais “saudável”.

Um deles é um aviso para o usuário que está prestes a postar algo que possa magoar alguma pessoa que esteja lendo. Um outro recurso será o “modo ausente”, que irá reduzir o número de notificações do usuário e que o irá encorajar a passar menos tempo no app. Uma terceira ferramenta vai permitir que o dono de uma conta determine o nível de interação que certos usuários poderão ter. Por exemplo: Apenas curtir o post e não comentá-lo.

Com a nova interface, os usuários ainda poderão ver quem ‘curtiu’ as postagens, mas a quantidade de ‘likes’ não estará mais visível.

Impacto

Muitos influenciadores e empresas usam o Instagram como uma forma de atrair e ganhar clientes com a métrica dos ‘likes’ como uma maneira importante de medir a popularidade do perfil. E a falta desses números pode afetá-los diretamente.

Zuckerberg afirmou que estava ciente de que ocultar as ‘curtidas’ poderia afetar financeiramente muitos usuários, mas justificou que esconder os likes seria uma maneira de ajudar, inclusive, a melhorar a saúde mental das pessoas, diminuindo a competição por popularidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here